segunda-feira, 27 de julho de 2009

Don´t do that.

CAMPO HARMÔNICO?

Quando músicos e educadores falam em campo harmonico já se sabe que se referem aos acordes formados através de cada grau de uma escala, de uma tonalidade.
No entanto esse termo é errado, - e aqui a abservação de que a mera troca de nomes não constitui em si uma mudança de algum conceito - tanto que em nenhum outro lugar é usado esse termo. Ou alguém por aí já leu em algum livro escrito "harmonic field" ou "harmonic space" ou outro "harmonic anything"?
O problema é que esse termo -campo harmonico- não diz o principal: justamente TONALIDADE.
Se eu tocar, por ex, || G7M | Cm7 | Ab7M | B7M | Fm7 || estou tocando um campo harmonico, ou seja, esses acordes aleatórios são tocados em sequencia e então acontece uma harmonia - basicamente uma sucessão de acordes, embora sem um sentido sonoro adequado ou agradavel - mas não determinam tonalidade alguma.
O que sempre vemos nos livros em qualquer lugar do mundo, é o termo "Diatonic Chords" isto é "Acordes Diatonicos".
Eu estou nessa "guerra" por causa desse nome há anos - e isto não me faz [e nem eu me sinto ] melhor que ninguém. É claro que perguntando-se para qualquer músico ou educador ele vai saber tudo isso.
É a mesma coisa que acontece, as vezes, com o acorde maior com sétima maior:
A C# E G# => A7M

e volta e meia vejo ele cifrado como A7+. Aí a coisa fica ainda pior pois o sinal + significa acorde aumentado e aí a sétima vira menor:
A C# E# G => A7/#5
Nos anos 70 e 80 tinha uma revista que se chamava Violão e Guitarra [Vigu para os intimos] e esse tipo de cifragem era comum nessa revista. Lembro de outra muito legal: G3b [ em que a forma correta é G/B] que significava sol maior com a terça no baixo. Legal né? Você lá tocando violão prá impressionar a menina e aí aparece um acorde A3b [ forma correta: A/C#] e você o que faz? Vai lá no fim da revista prá ver o desenho do dito acorde e depois tenta explicar que a revista é que está errada, e tals .....
O meu toque é esse: quando for se referir aos acordes construidos a partir de uma determinada escala, diga/escreva: acordes diatonicos e sempre que for escrever um acorde cifrado, escreva-o de maneira que qualquer músico em qualquer lugar do mundo possa toca-lo sem precisar de tradução.
Não se esqueça que a música é a linguagem universal.
Bends up!