sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Portable Steinberg WaveLab 5.01b














  • Tamanho (Size) : 26,0 Mb
O Wavelab tem se expandindo ao longo do tempo. Apesar disso, sua interface gráfica sofreu poucas alterações e as janelas principais mantêm-se desde a primeira hora. Mas agora ele adquiriu outras janelas, como a chamada Audio Montage, em que podemos trabalhar vários arquivos de áudio simultaneamente, em diferentes “pistas”, criando assim “montagens” com diversos arquivos. Essa abordagem pode ter sido inspirada no exemplo do já citado Samplitude Master (também denominado Red Roaster), e foi mais tarde seguida também pela Emagic em seu Waveburner. Mas a Steinberg foi quem a levou mais longe, e o Wavelab tem a virtude de ser o programa que tem seguido esse conceito da forma mais integrada e eficaz e durante mais tempo. Essa janela, aliás, também tem evoluído, e sofreu melhoramentos importantes nessa nova versão.


O programa adquiriu ainda efeitos próprios, alguns deles mais ou menos “herdados” do Cubase VST, como o excelente Dynamics, as reverberações ou os efeitos de masterização (versões um pouco aligeiradas de um pacote que a Steinberg comercializava separadamente). A preparação e a gravação de CD foram há muito incluídas no programa, que assim se afirmou mais como um programa dirigido para a masterização, marcando aí pontos em relação a seu concorrente direto (que precisava de outro programa para preparar e gravar os CD).


O Wavelab possuiu também as melhores ferramentas de análise de áudio em tempo real. Essa lista continua a aumentar, e é muito impressionante. Ferramentas como analisador de espectro de 60 bandas, FFT Meter, indicador de volume com diversas calibrações, analisador de imagem estéreo etc. podem fazer a diferença quando preparamos uma masterização final. Certo que nada substitui um bom ouvido, mas é bom ter apoio e saber que ele está lá, à disposição, para verificar nossa percepção ou tirar dúvidas.


Por fim, temos as ferramentas de edição que todo bom editor de áudio deve ter, desde as normais funções de cortar, copiar, misturar ou inserir, passando pelas funções de expansão e compressão de tempo sem alteração da altura ou de transposição sem alteração da duração, e terminando em soberbas ferramentas de criação e edição de loops e rotinas de transferência (importação/exportação) para samplers.

O Wavelab 5 é um excelente programa de edição de áudio. A quantidade de funções que foram incluídas é impressionante, e ultrapassam mesmo bastante o próprio áudio (a edição além do áudio – lembram-se?). No entanto, no capítulo do áudio propriamente dito, pudemos observar desde coisas absolutamente fantásticas, como as rotinas de criação e edição de loops ou as extraordinárias funcionalidades da Audio Montage, até lacunas absolutamente inesperadas, como a impossibilidade de usar os plug-ins VST em processamento destrutivo (edição de arquivo off-line) ou o número relativamente reduzido e a qualidade mediana dos plug-ins VST incluídos. Para compensar, temos a possibilidade de criar CD-áudio diretamente a partir do Wavelab, e agora até podemos criar DVD, e o suporte para surround é completíssimo. Por fim, a possibilidade de importar arquivos de vídeo é excelente, e pode fazer do Wavelab o único programa necessário para quem trabalha em edição de bandas sonoras para jogos ou publicidade, desde que não seja necessário compor música, mas simplesmente sonorizar.

DOWNLOAD

Nenhum comentário: