sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Site elege os 50 melhores solos de guitarra

Site elege os 50 melhores solos de guitarra

O site Gibson.com, de uma das mais tradicionais fabricantes de guitarras do mundo, elegeu os 50 melhores solos de todos os tempos.

A escolha foi feita pelos editores do site, jornalistas, músicos e fãs. Na lista aparecem praticamente apenas músicos de Rock, com exceção do jazzista Wes Montgomery, do bluesman Roy Buchanan, e de Prince, artista Pop.

Jimi Hendrix, que costuma figurar no topo de qualquer lista dos maiores e melhores guitarristas, desta vez não ficou em primeiro lugar, mas é o que mais aparece na lista, com 4 solos, ao lado de Jimmy Page, que venceu a eleição.

Em seguida vem Eric Clapton com 3 solos, sendo um com o Cream, outro com Derek & The Dominos e um com os Beatles. Eddie Van Halen também emplacou 3, dois com sua banda e um com Michael Jackson.

Diversos outros músicos entraram na lista com 2 solos, David Gilmour, Duane Allman, Dickey Betts, Randy Rhoads, Neil Young, Angus Young e Slash.

Vale lembrar que diversos destes artistas, incluindo Jimmy Page, que ficou em primeiro na votação, são conhecidos fãs das guitarras Gibson e costumam usar apenas esta marca, o que pode gerar dúvidas quanto ao resultado.

Veja a lista completa, Gibson.com's "Top 50 Guitar Solos of All Time":

01. Stairway To Heaven" - Jimmy Page (LED ZEPPELIN)
02. Eruption" - Eddie Van Halen (VAN HALEN)
03. All Along The Watchtower" - Jimi Hendrix (THE JIMI HENDRIX EXPERIENCE)
04. Hotel California" - Don Felder and Joe Walsh (THE EAGLES)
05. Comfortably Numb" - David Gilmour (PINK FLOYD)
06. Free Bird" - Gary Rossington and Allen Collins (LYNYRD SKYNYRD)
07. Layla" - Eric Clapton and Duane Allman (DEREK & THE DOMINOS)
08. While My Guitar Gently Weeps" - Eric Clapton (THE BEATLES)
09. Johnny B. Goode" - Chuck Berry
10. Bohemian Rhapsody" - Brian May (QUEEN)
11. Crazy Train" - Randy Rhoads (OZZY OSBOURNE)
12. 'Cause We've Ended As Lovers" - Jeff Beck
13. Sweet Child O' Mine" - Slash (GUNS N' ROSES)
14. Hot For Teacher" - Eddie Van Halen (VAN HALEN)
15. Since I've Been Loving You" - Jimmy Page (LED ZEPPELIN)
16. November Rain" - Slash (GUNS N' ROSES)
17. Mr. Crowley" - Randy Rhoads (OZZY OSBOURNE)
18. Whole Lotta Rosie" - Angus Young (AC/DC)
19. Like A Hurricane" - Neil Young
20. Sultans Of Swing" - Mark Knopfler (DIRE STRAITS)
21. Texas Flood" - Stevie Ray Vaughan (STEVIE RAY VAUGHAN & DOUBLE TROUBLE)
22. One" - Kirk Hammett (METALLICA)
23. Cortez The Killer" - Neil Young
24. Rock Around the Clock" - Danny Cedrone (BILL HALEY & THE COMETS)
25. Sweet Jane - Live" - Steve Hunter and Dick Wagner (LOU REED)
26. Purple Rain" - Prince (PRINCE & THE REVOLUTION)
27. Heartbreaker" - Jimmy Page (LED ZEPPELIN)
28. Jessica" - Dickey Betts (THE ALLMAN BROTHERS BAND)
29. Machine Gun" - Jimi Hendrix
30. Crossroads" - Eric Clapton (CREAM)
31. Time" - David Gilmour (PINK FLOYD)
32. Are You Experienced?" - Jimi Hendrix (THE JIMI HENDRIX EXPERIENCE)
33. Race With the Devil" - Cliff Gallup (GENE VINCENT)
34. Don't Believe A Word" - Brian Robertson (THIN LIZZY)
35. Purple Haze" - Jimi Hendrix (THE JIMI HENDRIX EXPERIENCE)
36. Besame Mucho" - Wes Montgomery
37. Sympathy For The Devil" - Keith Richards (THE ROLLING STONES)
38. Blue Sky" - Duane Allman and Dickey Betts (THE ALLMAN BROTHERS BAND)
39. My Sharona" - Berton Averre (THE KNACK)
40. Marquee Moon" - Tom Verlaine (TELEVISION)
41. Hitch A Ride" - Tom Scholz (BOSTON)
42. The End" - Paul McCartney, John Lennon, and George Harrison (THE BEATLES)
43. Whole Lotta Love" - Jimmy Page (LED ZEPPELIN)
44. Train Kept A-Rollin' - Live" - Joe Perry (AEROSMITH)
45. Highway Star" - Ritchie Blackmore (DEEP PURPLE)
46. Dirt" - Ron Asheton (THE STOOGES)
47. Off The Handle" - Rory Gallagher
48. The Great Curve" - Adrian Belew (THE TALKING HEADS)
49. The Messiah Will Come Again" - Roy Buchanan
50. Beat It" - Eddie Van Halen (MICHAEL JACKSON)



Tem uns aí, que como diria e escreveria minha filha quando está muito ruim, são muito "TEMÇOS !" [television? the stooges? não gosto mesmo de keith richards! lou reed?? hehe]


10 comentários:

Anônimo disse...

Lista esquisista, não consta Michael Schenker!

márcio disse...

Também acho que o Michael Schenker teria que estar nesta lista, a Rock Bottom é o melhor exemplo disto, atual até hoje, para qualquer guitarrista que queira tocar bem. Desde quando "Cortez The Killer - Neil Young" mereceria estar numa lista dos 50 solos? ou " Rock Around the Clock - Danny Cedrone (BILL HALEY & THE COMETS)" esta música tem um solo expressivo? tem a importância pelas raízes do rock, somente isso, mas em termos de solo, fraco pra cacete, já na época havia guitarristas de jazz muito ferrado! O que se conclui é que há vários critérios e cada um escolheu pelo seu critério ou porque é fã do guitarrista ou é algum esquema comercial ou técnica ou então melodia, e um pouco de tudo também, o problema é a salada que fizeram nesta lista, será que é para vender mais CD's? kkkkkkkk....

PV disse...

Esse tipo de lista são sempre engraçadas. Só discordo do Márcio com respeito de Rock Around the Clock. Devemos "pensar" nessa música dentro de sua época e veremos que o solo é muito legal. O comparativo com os guitarristas de jazz, na minha opinião, não deve ser feito pois o rock - principalmente naquela época - tinha uma proposta totalmente diferente. Mesmo hoje em dia jazz e rock são absolutamente diferentes.

André disse...

Achei maravilhoso terem lembrado dos STOOGES!! boa época em que o rock ainda chocava,tinha energia visceral.
pra quem acha que rock tem que ter tecnica maravilhosa sempre,timbres cristalinos e CARETAS,nada disso serve pra voce,ok? abraços!

OBS:SÓ DO AMIGO ALI DE CIMA DIZER QUE "ROCK AROUND THE CLOCK" É "FRACO PRA CACETE" DA PRA TER UMA IDEIA DO QUE EU TO FALANDO. FRITADORES CAFONAS,VÃO PRA CASA!

R Guitar disse...

Olá Professor, td bem? Tem toda a razão, não dá para comparar um solo de jazz com rock ou de época, por ex., da década de 1950 com um solo nesta década, ou anos 70/80 etc... Acho que há inclusões piores do que esta música considerada (Rock Around...) mas concordo, como solo de guitara, eu não o indicaria mas tem o seu valor para a época, raízes, como se diz atualmente. Há omissões absurdas, por ex., Black Sabbath (!!!), Leslie West, The Ventures, Malmsteen, Vai, Satriani, M Schenker. Talvez fosse mais interessante separar por época, ou estilo. Mas há indicações que eu considero a própria história da guitarra, por ex. David Gilmour - Conf. Numb, Jimi Hendrix - Machine Gun, Slash, Jimi hendrix, Page, Blackmore, Van Halen, Mark Knopfler, Stevie R Vaughan, ZZ Top. Seria até legal que os leitores deste blog votassem os melhores solos, quem sabe... abraços!

PV disse...

Lembrei de um solo muito bonito na musica Still in love with you do Thin Lizzy no album dangerous live. Tem solos maravilhosos que as vezes nem são muito conhecidos. Gosto da musica My Sharona, por exemplo, mas será que deveria estar nessa lista? Steve vai, num video em que toca na sua guitarra de 3 braços a musica I Know You're Here [http://www.youtube.com/watch?v=jY8wyKuLY2k] faz um "estrago" sem fronteiras. E realmente dá prá SENTIR a música ali, junto com toda a habilidade de Vai. Nesse video é preciso ouvir com os olhos e ver com os ouvidos. Do mesmo modo que Jimmy Page no album TSRTS está afiadíssimo. O solo de No Quarter é muito bonito. Essas listas são sempre confusas e, não raro, se misturam gostos pessoais com "the best of". Acho que o melhor mesmo é ouvir e balançar a cabeça rs \o/

R Guitar disse...

Está certo, disse tudo! abraços.

Anônimo disse...

André: sou mesmo um fritador, as minhas plahetas ficam rapidamente deformadas e faltou fritador nesta lista mas continuarei a gostar das Gibsons, mesmo que não haja um modelo específico para fritar!

André disse...

"sou mesmo um fritador, as minhas plahetas ficam rapidamente deformadas"

hahuahuhauauhhuahuauh uau!!!!

PV disse...

Pois é.
Eu acho legal quem tem a paciência necessária para estudar técnica e "fritar" na guitarra. Particularmente não tenho essa paciência mas acho muito legal. Houve um empo que até tentei, mas não rolou. Só não deixe o Zakk Wylde, Randy Rhoads, Neil Schon, John Sykes, saberem que não existe uma modelo Gibson para "fritar"... rsrs