terça-feira, 31 de julho de 2012

JETHRO TULL & IAN ANDERSON - Thick As A Brick 2 (2012) (Rock Progressivo) (UK)

JETHRO TULL & IAN ANDERSON - Thick As A Brick 2 (2012) (Rock Progressivo) (UK)

 
Após exatos 40 anos do lançamento do disco “Thick As A Brick”, o líder, mentor e alma do Jethro Tull, o vocalista, compositor e flautista Ian Anderson, nos dá a segunda parte da história que foi contada e gravada em 1972.
A história é baseada no personagem fictício “Gerald Bostock” que era um menino de 8 anos, poeta e intelectual que passa por um grande escândalo na BBC de Londres após perder o prêmio de melhor composição após ele ter usado palavras com grande teor ofensivo (palavrões)
A banda na época teve a brilhante idéia de estampar essa história na capa e no encarte do seu disco, criando um jornal fictício chamado “St, Cleeve Chronicle” que chamou muita atenção das pessoas que passaram a se perguntar se aquela ficção criada pela mente brilhante do Ian Anderson, poderia ter algo de verdadeiro.
A história foi tão bem contada que o disco “Thick As A Brick” foi um enorme sucesso tanto na Europa como nos Estados Unidos, chegando ao posto de primeiro lugar da Billboard, inclusive sendo o único disco da banda a conseguir até o presente momento essa tão bem sucedida proeza.
Os anos foram passando, a banda lançando outros novos trabalhos de grande importância, e Ian anderson sendo convidado e questionado várias vezes na possibilidade de dar sequência a história com uma continuação da saga do garoto Gerald. Várias vezes Ian Anderson recusou as ofertas que lhe eram oferecidas (gravadoras) e várias vezes também ele admitiu que não faria a segunda parte da história, até que finalmente o mestre pensou mais a fundo e decidiu nos presentear com mais um grande disco.
Agora ele fala do personagem na sua vida de adolescente e adulta, e nos dá vários finais possíveis para o destino ao qual “Gerald Bostock” poderá seguir.
Um detalhe interessante sobre “Thick As A Brick 2” é em relação a capa do disco, que segue o padrão da modernidade, não sendo mais um jornal impresso, mais um website chamado “www.stcleve.com”. 
Outro detalhe muito importante é que o disco vem com a denominação “Jethro Tull’s Ian Anderson”, dando a entender que o disco não é fruto da banda em si, pois parece demonstrar que é um trabalho solo do vocalista Ian Anderson utilizando o nome da banda.

obs: Em diversas entrevistas Ian Anderson disse que Jethro Tull seria ele mesmo.

O disco é dividido em 17 peças onde se tem desde canções completas, a narrações feitas pelo próprio Ian Anderson, concebendo uma excelente trilha sonora para os nossos ouvidos.
É claro que não dá para comparar a sonoridade de “Thick As A Brick” (1972) com a segunda parte “Thick As A Brick 2” (2012). Os músicos são outros, a mentalidade do Ian Anderson é outra, mais analisando o trabalho sem fazer comparações instrumentais com a primeira parte, tenho certeza que a grande maioria das pessoas e fans da banda vão aprovar e também gostar bastante desse disco, pois a música é boa independente de ser a continuação de um clássico.
O CD foi lançado oficialmente no dia 02 de abril de 2012 em vários formatos distintos. Foi lançado em formato de CD com encarte de 8 páginas. Em edição especial limitada com encarte de 16 páginas. DVD com o áudio em 5.1 contendo o making off das gravações, entrevistas com os músicos, adicionado com um especial com o vocalista Ian Anderson e mais a letra de “Thick As A Brick 2 – What Happened To Gerald Bostock?”.

Tradução feita pelo blog http://www.progshine.com/:
“Em 1972 eu escrevi e gravei com o Jethro Tull um álbum de rock progresivo chamado Thick As A Brick. As letras do disco foram creditadas na época a um personagem fictício, uma criança prodígio chamada Gerald Bostock, cujos pais tinham supostamente mentido sobre sua idade. O disco se tornou número um na parada da Billboard e se tornou sucesso em muitos países do mundo.
Então em 1972 o Jethro Tull saiu em turnê, levamos o disco para a Inglaterra com nossos shows teatrais, também fomos aos EUA e outros países. Desde 1972 o disco nunca foi tocado na íntegra, somente uma parte foi apresentada ao longo dos anos, tanto pelo Jethro Tull como por mim.
Agora, depois de tantos anos levo o disco original na íntegra aos palcos e também sua continuação Thick As A Brick 2 (2012). 40 anos depois, o que aconteceu com Gerald Bostock, agora com 50 anos, em 2012?
Se alguém tivesse dito que eu lançaria um disco conceitual em pleno 2012 eu teria rido. Mas é isso que está acontecendo. Alguns anos atrás ex. agentes da gravadora Chrysalis me contactaram sobre uma possível continuação de Thick As A Brick (1972), eu disse não, uma boa ideia, ótimas pessoas, mas não, nem pensar.
Em 2010 Derek Shulman (sim, o mesmo do Gentle Giant) começou a me sondar novamente sobre o assunto e após pensar um pouco tudo começou a ser produzido em fevereiro de 2011.”
Veja abaixo o trailer oficial de lançamento do disco “Thick As A Brick 2”.


Line-up / Musicians

Ian Anderson - Vocals / Flute / Acoustic Guitar
John O'Hara - Hammond Organ / Piano / Keyboards
David Goodier - Bass Guitar / Glockenspiel
Florian Opahle - Electric Guitar
Scott Hammond - Drums / Percussion

Músicos Adicionais / Convidados

Ryan O'Donnell - Additional Vocals
Pete Judge - Trumpet / Flugelhorn / Tenor Horn / and E-flat Tuba

Mike Downs - Recording Engineer
Florian Opahle - Digital Editor
Steven Wilson - Mixing Engineer
Peter Mew - Mastering Engineer
Written and Produced by Ian Anderson

Thick As A Brick 2 – What Happened To Gerald Bostock? (2012) 

Songs / Tracks Listing

01. From A Pebble Thrown
02. Pebbles (Instrumental)
03. Might-have-beens (Narração)
04. Upper Sixth Loan Shark
05. Banker Bets, Banker Wins
06. Swing It Far
07. Adrift And Dumfounded
08. Old School Song
09. Wootton Bassett Town
10. Power And Spirit
11. Give Till It Hurts
12. Cosy Corner
13. Shunt And Shuffle
14. A Change Of Horses
15. Confessional
16. Kismet In Suburbia
17. What-ifs, Maybes And Might-have-beens

Nenhum comentário: